10 DICAS PARA TER UMA VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL NO CASAMENTO
Dinheiro no casamento, este assunto ocasiona discussões calorosas entre as famílias sendo uma das maiores causas da separação, e o coitado do dinheiro se torna o vilão da história, mas acredite ter dinheiro é saudável e falar sobre ele é mais ainda.
Antes de listar algumas dicas que me ajudaram muito em meu casamento vou deixar uma sugestão de leitura excelente para ajuda-los, é o livro do Gustavo Cerbasi "CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS"
- 1- Mantenha bons hábitos financeiros
Como mencionado anteriormente o dinheiro é a maior causa de separações entre os casais, e se utilizado adequadamente é bem-vindo, se desperdiçado, pode gerar conflitos graves no casamento levando em sua maioria ao divórcio.
Vivemos a era do consumismo, por este motivo a administração das finanças da casa deve ser feita de maneira controlada e responsável, para não haver perdas ou gastos excessivos. Por outro lado, há quem seja demais, “precavido em excesso”, sendo motivo de discórdia entre casal.
- 2- Decidam juntos sobre os gastos
O diálogo entre o casal é importantíssimo para uma vida financeira saudável, os gastos, o orçamento mensal deve ser discutido mês a mês, agora o casal se torna 1 e não importa quem ganhe o dinheiro, agora ele deve ser do casal.
- 3- Conversem sobre dinheiro
Nunca deixe de lado o assunto dinheiro, ouvi relatos de amigos e até mesmo parentes que se quer sabem qual a renda um do outro.
- 4- Escolha quem cuidara da contabilidade da família
Decida quem tem mais habilidade para cuidar do dinheiro, qual dos dois tem intimidade com as planilhas ou até mesmo o antigo caderninho, mas lembre-se de não sobrecarregar apenas 1.
- 5- Não trate o dinheiro somente para pagar as contas mensais
- A partir do momento que as contas estão sobe controle, separe aquela parte para o lazer e principalmente para os investimentos da família, tanto para os momentos críticos que toda família passa e também para uma boa aposentadoria.
- 6- Listem os objetivos e conquistas
Na minha opinião essa dica é fundamental e mais importante, o casal deve sentar e traçar todos os objetivos de curto, médio e longo prazo. O dinheiro deve ser carimbado, assim como os gastos fixos, o investimento para aquele tão sonhado carro novo, a compra da casa própria ou a reforma, aquela viagem dos sonhos e principalmente aquela tão sonhada liberdade financeira, cada um desses itens deverão ter o carimbo mensal como se fossem o pagamento de de uma dívida.
Ah...sempre lembrando que antes de todos os carimbos a cima, vocês precisam ter uma renda investida em um local de fácil resgate equivalente a no mínimo 6 meses os custos fixos da casa, pois se houver algum imprevisto é esse dinheiro que manterá o sono do casal em dia.
- 7- Não escondam nada um do outro
Jamais escondam nada de seu parceiro, nem dívidas e nem entradas inesperadas por menor que sejam. Essa dica é muito valiosa pois é a responsável de afundar o casal na maioria das vezes, conte sempre com o outro.
- 8- Aprendam com outros casais
Sabe aquela tia, tio, primos ou até mesmo amigos que você sabe que não nasceu em berço de ouro, mas mesmo assim você nunca viu reclamar da falta do dinheiro?
Que viaja todos os anos, troca de carro a cada 3 anos, mantem os filhos em escolas particulares e mesmo assim vivem bem financeiramente.
É neles que vocês devem se apoiar, não tenha vergonha, pois as pessoas que sabem lidar com dinheiro amam ensinar a “receita”, e ficaram muito felizes em poder ajudar.
- 9- Busquem juntos saída para os problemas
Se vocês já estão com problemas financeiros, pois erraram em algum dos tópicos a cima, não se desespere, busquem ajuda profissional juntos. Procurem pessoas que possam lhes ajudarem a sair do buraco, será um processo onde precisará do esforço de ambos para ter bons resultados.
10- Compartilhem TUDO
Exatamente tudo, vocês formam u só, e o mínimo que devem ter é confiança um no outro, então compartilhem das contas bancárias, das dívidas, dos salários e principalmente dos sonhos, mesmo sendo o sonho apenas de uma das partes deverá ser compartilhado e discutido o melhor momento a ser realizado.